0101011010
A representação digital, ou binária, da informação é o aspeto que permite utilizar o computador como um processador simbólico. Um dos aspetos essenciais para compreender o funcionamento de um sistema ou aplicação multimédia é, pois, perceber como é representada a informação.
Na computação são usados dois estados: 0 ou 1
No contexto dos sistemas de numeração:
0 – ausência de unidade;
Base – número de símbolos utilizado;
unidade – diferença entre dois símbolos consecutivos;
O valor de um símbolo depende da sua posição no número;
Conversão Binário para decimal :
Conversão decimal para binário:
Sinais Analógicos :
Através da representação digital é possível a utilização de programas para armazenar, modificar, combinar e apresentar todos os tipos de media. È também possível realizar a transmissão dos dados por meio de redes informáticas ou armazena-los em suportes, tais como CD e DVD. Numa representação digital, os dados assumem um conjunto de valores discretos, ou descontínuos, processados em intervalos de tempo discretos. Existem dois tipos de sinais: analógicos e digitais. O processamento de sinais analógicos é feito pela Amostragem, Quantização e Codificação.
Sinais Digitais :
Sinal Digital é um sinal com valores discretos (descontínuos) no tempo e amplitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de tempo, e o conjunto de valores que podem assumir é finito.
Processamento de sinais analógicos:
Amostragem:
O sinal analógico é contínuo no tempo e em amplitude, contem um número infinito de valores, dificultando o seu processamento pelo computador. Assim, há necessidade de inicialmente amostrar o sinal analógico.
Comentários
Enviar um comentário