Fonte Tipográfica/Bitmapped/Escalada/Com Serifa/Sem Serifa

Fonte tipográfica

Uma fonte tipográfica (também chamada de tipo ou, simplesmente, fonte) é um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo).


Exemplos




Tipos de fontes bitmapped e escaladas 


As fontes bitmapped são guardadas como uma matiz de pixéis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem qualidade. Têm tamanhos e resoluções especificas.
Este tipo de fontes são armazenadas como uma matriz de pixéis, o que representa uma desvantagem, pois ao serem ampliadas perdem qualidade. Se uma impressora não suportar este tipo de fontes, estas não podem ser impressas, pois são concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica. Existem assim cinco fontes bitmapped: Courier, Small, MS Sans Serif, MS Serif e Symbol.


As fontes escaladas são definidas matematicamente e podem ser interpretadas (redering) para qualquer tamanho que forem requisitadas. Conteem informação própria para criar/construir a sua forma.
















Fontes sem serifa e com serifa


Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. A classificação dos tipos em serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.Tradicionalmente os textos serifados são utilizados em blocos longos, enquanto textos sem-serifa caem em textos mais curtos.




Fontes: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Serifa
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_tipogr%C3%A1fica

Comentários

Mensagens populares