Eu sou um cidadão Digital!


Cidadania Digital é o uso da tecnologia de forma responsável por parte das pessoas.
Como cidadão digital tenho o direito e dever de saber usar corretamente as inovações tecnológicas que surgem ao nosso redor.

A Cidadania Digital é composta por utilizadores tecnológicos (cidadãos digitais) responsáveis pelo uso adequado ou não da tecnologia, cabendo aos professores e líderes de tecnologia sensibilizar e preparar os utilizadores a utilizar as tecnologias de maneira segura.

A Cidadania Digital baseia-se nos seguintes elementos ,segundo Mike Ribble :

-Etiqueta Digital: padrões eletrónicos de conduta ou de procedimento, devemos ensinar todos a tornarem-se cidadãos digitais responsáveis nesta nova sociedade.

-Comunicação Digital: a troca eletrónica de informação, todos temos oportunidade de comunicar e colaborar com qualquer pessoa


-Literacia Digital: o processo de ensinar e aprender sobre a tecnologia e sobre o uso da tecnologia.A Cidadania Digital envolve educar as pessoas de uma nova maneira – estes indivíduos precisam de grau elevado de competências no domínio da literacia da informação.


-Acesso Digital: participação eletrónica plena na sociedade. Os utilizadores da tecnologia necessitam de estar conscientes e apoiar o acesso electrónico para todos criando os fundamentos para a Cidadania Digital.


-Comércio Digital: compra e venda eletrónica de bens. Os utilizadores têm de aprender a ser consumidores eficazes numa nova economia digital.


-Lei Digital: responsabilidade eletrónica sobre obras e ações. A lei Digital trata da ética da tecnologia na sociedade. O uso não-ético manifesta-se sob a forma de roubo e/ou crime. O uso ético manifesta-se respeitando as leis da sociedade.


-Direitos e Responsabilidade Digital: liberdades estendidas a todos no mundo digital.


-Saúde e Bem-Estar Digital: bem-estar físico e psicológico num mundo de tecnologia digital. A Cidadania Digital inclui uma cultura onde os utilizadores são ensinados a proteger-se a si próprios através da educação e da formação.


-Segurança Digital: precauções eletrónicas para garantir a segurança. Como cidadãos responsáveis, devemos proteger a nossa informação de forças exteriores que podem causar perturbações ou danos.



É de ter em conta que a inovação e produção de produtos tecnológicos não vai reduzir, mas sim aumentar. Por este motivo, a população tem de estar ainda mais informada dos perigos, para se combater o individualismo e tentar incutir senso social e responsabilidade.







Comentários

Mensagens populares